Tribunal de justiça de São Paulo decide bloquear o acesso ao you tube no Brasil. Leia mais aqui.
É tanto absurdo que eu fico sem saber por onde começar. Que nossas leis mal citam a internet, quanto mais regulamentar seu uso, já é de conhecimento público. Mas a ignorância do nosso judiciário quanto ao assunto ainda é capaz de me assustar. Ou melhor, me irritar.
Para não falar do óbvio – onde foi parar a democracia? cadê a liberdade de informação? – vou falar dos custos que isso acarreta, provavelmente ignorados pelo juíz que tomou a decisão. Para esse bloqueio funcionar, é preciso criar filtros nas maiores empresas de infra-estrutura do Brasil – Embratel, Brasil Telecom entre outras. E não, não é um filtro só. São vários. Filtros para impedir acesso a qualquer IP que venha do YouTube. Isso exige profissionais especializados, monitoramento constante e diário. Ou seja, custa dinheiro. E jamais será 100% eficaz.
Talvez valha citar também que esse tal método dos filtros é o mesmo utilizado na China, e em outros países onde o acesso a Internet é controlado.
Posso falar também sobre a agressão aos inúmeros usuários do site – os que baixam os vídeos como os de Cicarelli, mas principalmente aqueles que publicam seus vídeos, muitas vezes como uma alternativa barata, funcional e de grande alcance para divulgação de seus trabalhos. Vide exemplo do DiMorais – artista capixaba empresariado pelo meu cunhado Marcelo, e citado pela Dani.
Ah, mas não há motivo para tanta preocupação. A decisão só vale até o you tube retirar o vídeo de cicarelli do site. Aí o tubo volta. Por mais exatos 0.0007seg, que é o tempo de algum usuário fazer o upload de novo. Nesse caso, acho que deviam obrigar o you tube a implantar uma ferramenta de detecção de imagem e impedir que qualquer vídeo contendo imagens de Cicarelli sejam publicados. Pô, fácil, fácil.
Por fim, vou apelar pra fofoca e concluir que se Cicarelli ainda tinha a simpatia de alguns brasileiros, agora vai ser difícil reconquistá-los – pelo menos a pequena fatia desse Brasil que é usuária de internet e que, vou chutar aqui, deve ser mais ou menos a mesma que assiste ao canal de seus programas. Pensando bem… que nada!! É só esperar isso passar e resolver dar umazinha com algum namorado novo e ainda mais bem dotado que esse daí. Daí o vídeo pára em outro tubo qualquer, ela vira assunto nacional, e o resto da história a gente já sabe.
Enfim, eu acessei o you tube hoje. E tenho esperança que ainda vão recorrer dessa decisão. Alguém há de se dar conta desse absurdo.
3 comentários
Comments feed for this article
9 janeiro, 2007 às 1:27 pm
simonecarrocino
Que engraçado, eu ia escrever um post sobre isso tb!
Agora me deu preguiça…
bjs….
9 janeiro, 2007 às 3:14 pm
deiselima
Pô, si, deixa de ser preguiçosa!!
Não dá pra evitar postar sobre as mesmas coisas qndo se tratam de assuntos absolutamente contemporâneos!!
quero ver seu post!
beijocas
11 janeiro, 2007 às 5:11 pm
Dani
Vou criar um “Girl´s ring” ou coisa assim.. que nem o “Coke Ring” para blog jovens. Pq é um tal de nós 3 ficarmos visitando o blog da outra e deixando comentários e colaborando sobre os mesmos assuntos!:D