Me admiro sempre que ouço um brasileiro dizer categoricamente: ‘não vejo filme nacional’. Nem tanto pela falta de patriotismo, mas por essa mania de ‘colocar tudo no mesmo saco’ – pra falar uma linguagem que todo mundo entende. Podem ‘Tropa de Elite’, “‘Dois filhos de Francisco’, ‘O cheiro do ralo’ e ‘Casa de areia’ estar em um mesmo saco? Ou ‘Saneamento básico’, ‘Batismo de sangue’, ‘Chega de saudade’ e ‘O ano em que meus pais saíram de férias’?
Se não for pelo amor a indústria nacional, que seja pelo desejo da diversidade.
Esse fim de semana, concorrendo com ‘Batman’, estréia ‘Nome próprio’ – filme de Murilo Salles com Leandra Leal no elenco. Se é bom, não sei. Mas vou ver. Antes ou depois de ‘Batman’, não decidi ainda. E gostei da campanha e aderi. Vi no blog do bonequinho, com direito a carta de Murilo:

“É AGORA OU NUNCA!
Nessa próxima sexta feira dia 18 de Julho “Nome Próprio” entra em cartaz.
São 4 anos de trabalhos intensos, numa batalha muito ralada por todos nós, uma equipe muito especial e apaixonada…
O que é cruel é que na sexta-feira 18, no sábado 19 e no domingo dia 20 nosso destino será traçado.
Ou cairemos no esquecimento ou poderemos afetar um grupo de gente bacana. Vai depender desse fim de semana!!! É bem assim, se as pessoas forem ao cinema e o filme cumprir a renda média do cinema ele continua em cartaz, dando tempo para o boca-a-boca trabalhar por ele. Se isso não acontecer, na famosa reunião de segunda dia 21, o filme será substituído por um outro. E, 4 anos de trabalhos intensos serão entregues ao esquecimento. É CRUEL MESMO.
Estamos lançando o filme com a CARA E A CORAGEM, apostando que fizemos um trabalho de excelência, desafiador, intenso e delicado.
ESCREVO ESSE E.MAIL para dizer que CONTO COM VOCÊS com a CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO de nossa equipe, dos atores e de nossos amigos.
Precisamos dizer as pessoas que amam CINEMA e que não são poucas, que ASSISTAM os filmes logo que entram em cartaz, pois é uma militância SIM pela sobrevivência de um cinema mais autoral, mais pessoal, mais digno.
VAMOS AO CINEMA NO FIM DE SEMANA para garantir que o filme continue mais uma semana, para que o boca a boca pegue. Comuniquem ao amigos, usem suas redes de influencias disparem esse flyer pelos seus mailling lists, comentem sobre isso nas baladas DESSE FIM DE SEMANA (10/11/12).
Vamos vencer a batalha contra o esquecimento a mesmice!
Contamos com todos vocês.
VALEU, Murilo Salles”

* por anos, culpei a TV ligada tarde da noite pelas minhas cada vez menos raras crises de insônia. minha TV continua quebrada. procuro um próximo culpado.
** pelo menos, está sendo uma insônia produtiva. vide dois últimos posts 🙂
*** prometo para breve uma lista das produções nacionais estreando em 2008. para você, meu querido leitor livre de preconceitos, conhecer, escolher alguns e ir assistir. não sei se é a insônia, mas estou me sentindo uma verdadeira militante no momento.

Anúncios