Faz tempo que me pergunto de onde vem a palavra “reveillon“. Muito usada no Brasil, ainda não encontrei no mundo quem também a use. Não que eu conheça gente no mundo todo, longe disso. Mas ‘reveillon‘ me parece ser como ‘chopp‘: não é brasileira, não tem origem latina, não é muito usada no mundo mas é muito comum no Brasil.

Wikipedia me esclareceu uma coisa: reveillon vem de réveiller, verbo francês que significa despertar. Ah tá. Mas porque só nós falamos isso? E desde quando veio essa influência francesa? Será que na França também falam? Não sei dizer. Recorrerei a amiga mais francesa que tenho e depois conto pra vocês.

Chopp é uma medida de um sistema métrico usado na Alemanha antigamente, media algo relativo a cerveja. Experimente pedir um chopp mundo afora, e te desafio a encontrar alguém que te entenda. Só não consegui até hoje descobrir porque diabos a palavra ficou popular no Brasil.

Informou, ainda que pela metade, Deise Lima.

