… e em Roma!!
Sempre ouvi dizer que havia muita capoeira pela Europa. Mas nao imaginava como seria.
Em Paris, conheci dois italianos capoeiristas – Alessandro (o namorado da Monise) e seu irmao Francesco. Pertencem ao grupo Soluna, liderado pelo Mestre Pudim – de POA.

Chegando em Roma, fui satisfazer minha curiosidade. E que saudade me deu da minha capoeira!!
E como fiquei feliz ao chegar em um lugar cheio de gente com bandeira do Brasil na calça, blusa do Olodum, todo mundo cantando em portugues. Berimbau, pandeiro, sorteio de amigo-oculto!! E muito italiano cheio de ginga, cheios de finta.

Italianos falando portugues, viajando pra Salvador, Rio de Janeiro, Chapada Diamantina, Jericoaquara!! Eh a capoeira inserindo o Brasil no cenario turistico internacional.

O grupo Soluna, segundo o Mestre Pudim, eh o maior na Europa. Pena que roda so aos sabados, entao so assisti uma aula com uma parte do grupo. E eles organizam eventos de capoeira pela Europa, e volta e meia tem batizado em Hamburgo, super-roda em Amsterda e por aih vai.

Chamem-me de piegas, mas me deu orgulho de ser brasileira. E capoeirista.